Notícias
  
 
               Hindemburg Melão Jr. vence o primeiro concurso de análise promovido pelo Grande Mestre Rafael Leitão. Mais detalhes em: http://www.gmleitao.fpx.org.br/comentadas/concurso1.htm 
   
               Nosso amigo Rafael Zakowicz venceu o Torneio do clube Borba Gato e foi convidado para substituir o Mestre Carlos Martínez na disputa pelo 3o. lugar na Copa TCP de Xadrez Rápido 
    
               Temos a grande satisfação de informar que nosso amigo Rodrigo Malizia ganhou uma bolsa para estudar numa das mais conceituadas universidades dos Estados Unidos. A bolsa foi conquistada num concurso promovido em parceria entre IBEU e IIE.  
 
               Versão inglesa do Sigma Teste VI está disponível. 
    
               Diretrizes de Unicorn High IQ Society foram estabelecidas e já está em atividade. 11/07/2002 
   
               Está on line o web site de nosso amigo Albert Frank, com muitos puzzles e artigos de grande interesse. 08/07/2002 

               Nosso amigo Maximiliano Alvarez, responsável por Super Ajedrez Hispano Americano, agora brinda a todos os internautas com um excelente web site sobre religião. 04/07/2002 
 
               Temos a grande satisfação de anunciar que está on-line o Sigma Associations Test, de nosso querido amigo Petri Widsten. 27/06/2002 
  
               Sigma Teste VI está on-line. O teste é válido para admissão em todos os segmentos de Sigma Society. Pela primeira estimativa de norma, com apenas 1 resposta certa você é aprovado em Sigma III e, dependendo das próximas normas, talvez 1 certo seja suficiente para ingresso em Sigma IV. 16/06/2002 

               Desafio na página de Sigma V. 09/06/2002 
 
               Artigo de nosso amigo Albert Frank sobre o Sigma Teste foi publicado na edição de maio das revistas ComMensal (Mensa Bélgica), Gift of Fire (Prometheus Society) e Papyrus (Glia Society). Agradecemos ao amigo Albert pelo inestimável apoio na divulgação. 
  
               Por iniciativa de nosso amigo Petri Widsten e com aprovação de Paul Coojimans, o Sigma Teste começa s ser aceito para admissão em Glia Society. Registramos aqui nossa gratidão ao amigo Petri e ao fundador de Glia Society 

               Temos a honra de informar que nosso amigo Albert Frank, esteve em Linares, a convite dos organizadores, arbitrando o tradicional torneio Anibal Open! Depois do Campeonato Mundial, provavelmente o torneio de Linares é o 2o. mais importante do mundo! E o Open Anibal talvez tenha o maior número de participantes do mundo (equiparável às Olimpíadas de Xadrez). Contou esse ano com 2300 jogadores, foi realizado ao ar livre e contou com uma qualidade extraordinária na organização. 
   
               Temos a satisfação de informar que Hindemburg Melão Jr. acaba de receber um convite de Marius Ceteras _ capitão da equipe de Potaissa Turda, da Romênia _, para jogar no primeiro tabuleiro dessa equipe, representando a Romênia na “Liga dos Campeões”. Clique aqui para ler na íntegra o simpático convite de Marius Ceteras. O torneio terá início em maio ou junho, por isso talvez não seja possível participar, devido aos preparativos para a quebra do recorde de simultâneas às cegas. 
 
 

Chat com especialistas
  
           Estamos inaugurando mais uma atividade para os membros e assinantes de Sigma Society. Mensalmente vamos promover encontros com especialistas em diferentes áreas.  

           24 de fevereiro de 2002 

           No próximo Domingo, 24/2/2002, teremos um Chat com Albert Frank, membro em Sigma Society IV e em várias outras sociedades de elevado QI, professor de Lógica e Matemática em Bruxelas, autor de numerosos trabalhos científicos, piloto e instrutor de vôo, autor de importantes concursos internacionais de puzzles, autor de trabalhos pedagógicos que contam com reconhecimento internacional (destaque para o livro "Xadrez e atitude", publicado pela USCF - Federação de Xadrez dos EUA). Albert tem ampla experiência como enxadrista de competição e como professor de Xadrez. É Mestre Nacional de Xadrez em vários países e foi campeão de Bruxelas em 1968. 
           O encontro terá início às 18:00h (GMT-3h) 
           Mais informações sobre Albert Frank em http://www.sigmasociety.org/AFrank.html. 
           Para entrar na sala de chat, clique aqui (é necessário ser membro e estar registrado no fórum de debates). 



           3 de março de 2002 
           No Domingo seguinte, dia 3/3/2002, teremos um Chat com David Udbjorg, chefe da tribo KROBO, em Gana (África), Primeiro Arquiteto da Dinamarca, responsável por vários trabalhos de assistência a crianças talentosas em Gana e Bangladesh, membro de Sigma Society e assinante em Sigma V. O tema abordado será: Crianças talentosas em países em desenvolvimento.  
           O encontro terá início às 15:00h (GMT-3h) 
           Mais informações sobre David em http://www.sitecenter.dk/udbjorg. 
           Para entrar na sala de chat, clique aqui (é necessário ser membro e estar registrado no fórum de debates). 
  
Foto de alguns integrantes da tribo Krobo, na África.
O talento pode se desenvolver nessas condições?
 
Em breve estaremos anunciando cronograma de nossos próximos convidados.

               Já está em operação a High IQ Society for Humanity, criada por nosso amigo David Udbjorg. David é chefe da tribo KROBO, em Gana (África), Primeiro Arquiteto da Dinamarca, responsável por vários trabalhos de assistência a crianças talentosas em Gana e Bangladesh, membro de Sigma Society e assinante em Sigma Society V. 
 
               Nosso amigo Evangelos Georgios Katsioulis, nos informa a criação das segintes sociedades: OLYMPIQ Society (QI>180), HELLIQ Society (QI>164), CIVIQ Society (QI>150). Katsioulis é membro em Ultranet / Mega Fundation (QI>164), Iquadrivium (QI>150), Glia Society (QI>150), OATH (QI>150), International Society for Philosophical Enquiry (QI>150), Sigma Society III (QI>148), Cerebrals (QI>144), Poetic Genius Society (QI>141), TOPS (QI>137), Intertel (QI>137), Mensa (QI>132), Mysterium Society (QI>132) e International High IQ Society (QI>126) e assinante em Sigma Society V (QI>180) e Pi Society (QI>176). 
 
               Nosso amigo Albert Frank informa as soluções do International Contest, do qual foi co-autor em parceria com Philippe Jacqueroux. O certame foi promovido pela Mensa-França e Mensa-Bélgica, e teve como segundo colocado o nosso amigo Petri Widsten. 
   
               Temos a grande satisfação de informar que o teste “Sequences Cave”, de nosso amigo Nuno Freitas, fui publicado na revista Mensalainen, da Mensa-Finlândia. 
  
               Por cortesia de nosso amigo Nathan Haselbauer, o Sigma Teste foi publicado na edição de janeiro da "IQ Magazine", revista da International High IQ Society. Agradecimentos especiais ao amigo Petri Widsten, por sua inestimável colaboração para a divulgação do Sigma Teste. 
 

SIGMA SOCIETY – 2 ANOS
Em 27 de novembro de 2001, Sigma Society estará completando seu segundo aniversário. Contamos com mais de 120 membros provenientes de 23 países. Temos membros associados em praticamente todas as sociedades internacionais de elevado QI. Nosso exame para admissão está disponível em 7 idiomas e foi recentemente publicado na revista finlandesa “Mensalainen” e em breve será publicado na “IQ Magazine”, da International High IQ Society. As páginas principais de nosso site estão disponíveis em 4 idiomas. Nossa seção de cursos oferece uma dezena de opções. Os segmentos Sigma III, Sigma IV e Sigma V já estão aceitando filiações e contam com mais de uma dúzia de membros. Tudo isso só foi possível graças à colaboração de nossos membros, assinantes e visitantes. Agradecemos a todos pela dedicação e esperamos continuar crescendo a um ritmo cada vez mais acelerado. 
  
Felicidades a todos!
Hindemburg Melão Jr.
21 de novembro de 2001
 
               Temos a grande satisfação de comunicar que nosso amigo Petri Widsten obteve o segundo melhor escore no International Contest, promovido por nosso amigo Albert Frank. O concurso foi divulgado na Mensa-França, Mensa-Bélgica e outros capítulos da Mensa, e contou com a participação de membros de diversas sociedades de elevado QI. 
               Petri pontuou 23.5, sendo que o primeiro colocado obteve 25.0. Albert comentou: "Than, the third has 11.5.... The results of the two firsts are fantastic (it was VERY difficult)." 
               Cumprimentos ao nosso amigo Petri pela notável performance e ao nosso amigo Albert pelo sucesso do concurso! 


               Nosso membro Albert Frank esteve disputando o torneio internacional Panormo Open, na ilha de Creta, entre os dias 20 e 30 de outubro. Seu rating performance contra adversários rankeados foi 2370! 
               Parabéns ao nosso amigo Albert pela atuação!! 
               Em breve estaremos publicando suas partidas. 


               Temos a satisfação de informar que, graças à dedicação e à boa-vontade de nosso amigo Petri Widsten, o Sigma Teste foi publicado na íntegra na revista “Mensalainen” (da Mensa-Finlândia). 
               Se você é membro de outra(s) sociedade(s) ou de outro(s) capítulo(s) da Mensa, ou tem contatos com editores de revistas e jornais, e se quiser colaborar para a divulgação de Sigma Society e dos demais segmentos de Sigma, ou do Sigma Teste, por gentileza, entre em contato conosco. A divulgação pode ser feita em qualquer meio impresso ou digital.  
               Também apreciaremos muito se você puder incluir um link para Sigma Society e/ou para o Sigma Teste em sua página pessoal, ou sugerir a inclusão de um link para Sigma nas sociedades em que você está filiado. 


               Nossa Diretora de Arte Juçana Corrêa terminou invicta em 4o. lugar na 6a. Etapa do Campeonato Paulista Feminino. Em sua partida contra a campeã do troneio, Norma Patino, pudemos extrair uma interessante aula de estratégia em que a minoria na ala da Dama constitui uma vantagem! 


               Nosso membro Ednilson Oliveira estará falando na rádio Bandeirantes sobre uma grande mancha solar observada recentemente. Manchas como essa podem interferir nas telecomunicações, entre outras coisas. As reportagens irão ao ar durante a semana, sempre às 10:00h da manhã. 


               Temos a satisfação de comunicar que nosso membro Rodrigo de Almeida Rodrigues teve seu texto "GENIALIDADE, UMA VISÃO RELIGIOSA" publicado no Boletim número 20 da Associação Brasileira para Superdotados. O texto atualizado pode ser encontrado em nossa seção de artigos (seção "Favoritos") 


         Entram em atividade os segmentos de Sigma Society III, IV e V:  
   
Sigma V         99.99997% IQ>180  +5s  
Sigma IV        99.997%   IQ>164  +4s  
Sigma III       99.87%    IQ>148  +3s  
Sigma Society   97.7%     IQ>132  +2s  
   
               O único critério aceito para admissão nos segmentos III, IV e V é o Sigma Teste. 
               Quem já fez o Sigma Teste de 22 questões ou alguns Desafios, pode submeter as respostas novamente. É necessário enviar todas as 36 respostas, mas só serão consideradas as respostas das questões que faltavam.  


        Hindemburg Melão Jr. é autor de uma das 10 novidades teóricas mais importantes do mundo (8a. mais importante, na opinião do campeão mundial Viswanathan Anand). Para mais detalhes, clique aqui.  
               Acaba de chegar ao Brasil a 81a. edição do Sahovski Informator, com as 30 melhores partidas e as 30 melhores novidades teóricas em ordem de classificação. E com imensa alegria, encontramos a partida “Melão – van Unen” não apenas entre as melhores partidas, como era esperado, mas nas duas listas! Mas a grande surpresa foi encontrar a partida “W. Bunk – Melão” entre as 10 novidades teóricas mais importantes, com voto mais favorável do GM Joel Benjamin - 2581, que a considerou a 5a. novidade mais importante. Cada um dos júris foi constituído por 10 Grandes Mestres. Para ver as listas completas, com as 30 melhores partidas e 30 melhores novidades teóricas, faça download do arquivo zipado. Em breve estaremos colocando on-line a partida "W. Bunk – Melão" comentada. Também temos a satisfação de informar que Junior Tay, da revista Correspondence Chess News, nos contatou a fim de solicitar autorização para publicar a partida Melão - Van Unen. "Hi! Hans Van Unen showed me your brilliant win over him which was lauded in Informant 80. Can I use your game + commentaries in Correspondence Chess News? I write regularly for the magazine which is at http://ccn.correspondencechess.com."  


        Nosso membro Rafael Zakowicz esteve hoje (11/08/2001) no Clube de Xadrez São Paulo participando da simultânea do Grande Mestre Henrique Costa Mecking, 2o. colocado no ranking mundial do ICC, vencedor de dois Interzonais, campeão mundial de relâmpago, e detentor de muitos outros títulos notáveis. Após intensa luta, os mestres hastearam as bandeiras brancas e concordaram com o empate. Clique aqui para ver a partida comentada. (download CBV)  


           Está disponível um suplemento especial do Curso de Xadrez, com 29 partidas comentadas. Mais detalhes em nossa seção correspondente.  


           Cometa visível a olho nu (Mv 3,6). Nosso membro Ednilson Oliveira informa que o cometa LINEAR passará muito próximo da Terra em 1o. de julho de 2001 (36 milhões de km). Por esta razão ele será um objeto muito rápido, sendo perceptivel seu movimento de um dia para o outro, e inclusive no mesmo dia! Veja mais detalhes aqui.  


           Termina o Torneio EM/M/A123 Master Class ICCF. Hindemburg Melão Jr. é campeão invicto, com 8 pontos em 10 possívels (6 vitórias e 4 empates), com rating perfomance 2523. Fritz Fleischanderl está com 7 pontos em 9 possíveis e pode ser co-campeão. Veja classificação completa aqui (update 2/6/2001). Hindemburg também venceu o Grupo 1 do Zonal Latinoamericano, com 5,5 pontos em 6 possíveis e rating performance 2784. Os pontos combinados dos dois eventos resultam num rating inicial de 2506, a ser publicado na próxima listagem da ICCF. Com isso será assegurada uma vaga nas semi-finais do Campeonato Mundial da ICCF.  


           Já estão disponíveis as aulas do Módulo II do Curso de Xadrez. Mais detalhes em nossa seção correspondente.  


           Carlos de Paula Simões, Presidente do Conselho Deliberativo de Sigma Society, teve seu website premiado pelo Guia do Meio Dia, que o elegeu um dos melhores sites do mundo! Se você ainda não conhece seu site, clique aqui. Se já conhece, clique aqui. ;-)  


           Nosso membro Ednilson Oliveira terá uma foto publicada na conceituada revista astronômica "Sky and Telescope" e teve a mesma foto publicada no caderno de Ciência do jornal "Folha de São Paulo" (13/04/2001). Para ver essa e outras belíssimas fotos astronômicas, visite seu website.  


           Hindemburg Melão Jr. é o primeiro brasileiro registrado como analista da Chess Base, com 193 partidas comentadas publicadas no Mega Database 2000, Mega Database 2001 e Chess Base Magazine. A Chess Base conta atualmente com cerca de 700 colaboradores, dos quais os 106 mais assíduos (78 GMs e 20 MIs) podem ser encontrados em: http://www.chessbase.de/Autoren/autoren.htm.  


           Nosso membro Ednilson Oliveira venceu o II Concurso de Fotografias da USP, com uma espetacular foto do bojo galático, feita com um instrumento de 50mm, em filme de 100 asa, com 5 minutos de exposção. Para ver essa e outras belíssimas fotos astronômicas, visite seu website.  


           Hindemburg Melão Jr. conserva a liderança no Torneio Internacional EM/M/A123, categoria Master Class ICCF, com 6 pontos em 7 possíveis e rating perfomance 2605. Ao todo, há 5 jogadores que ainda estão na disputa pelo primeiro lugar. Veja classificação completa aqui.  


           Nosso membro Albert Frank esteve representando a Bélgica nos tradicionais torneios de Xadrez de Linares e Ubeda. Ambos são torneios fortíssimos e sempre contam com as participações de grandes estrelas do Xadrez mundial. Veja classificação completa nos sites de nossos membros Antenor, Sandro e Maximiliano.  


           O GMI de Xadrez Mikhail Gurevitch (2694), subscritor em Pi Society, teve sua vitória contra o GMI Movsesian (2668) eleita pelo juri do Sahovski Informator como a melhor partida disputada no mundo no segundo quadrimestre de 2000, à frente de centenas de partidas de gigantes como Kramnik, Kasparov, Anand, Shirov, Khalifman, Leko, Karpov e outros.  


           Chegou hoje (7/12) ao Brasil a 79a. edição do Sahovski Informator, com 5 partidas comentadas por Hindemburg Melão Jr. (partidas do match Mecking x Vescovi). Essas mesmas partidas podem ser acessadas nos sites de nossos membros Antenor Pelegrino, Maximiliado Alvarez e Sandro de Carvalho.  


           Veja duas importantes novidades teóricas jogadas por Albert Frank, no torneio de Leuven, Bélgica, ambas contra a Defesa Indo-Benoni. Clique aqui.  


           Carlos de Paula Simões, Presidente do Conselho Deliberativo de Sigma Society, após intensa maratona de resolução de testes, obteve 100% de acerto e está em primeiro lugar no ranking da IQ PUZZLE CHALLENGE CUP. Inicialmente a lista de participantes contava com mais de 4.000 nomes. Para ver a listagem atual, clique aqui.  


           Sites de Xadrez de nossos membros estão entre os melhores do mundo! Antenor Pelegrino sobe para 3o. lugar, logo depois do site das Olimpíadas e da FIDE!  

  
 
 
            Rouanet na Copa Mercosul de Xadrez 
  
            Ao final da Copa Mercosul (18h de 22/10/2000), nosso membro Luiz Paulo Rouanet ficou em 26o lugar, invicto, com 3 vitórias e 4 empates, totalizando 5 pontos, mesma pontuação dos mestres Cícero Braga (2437), Endson Tsuboi (2287) e Adriano Caldeira (2304). A competição contou com a participação de 166 jogadores, 47 com rating FIDE, incluindo 4 GMs e 7 MIs. Foi o Open mais forte disputado no Brasil nesse ano, com rating médio de quase 2000!  
            Rafael Leitão, após vencer o GM Giovanni Vescovi na 6a. rodada e empatar a última com o GM Darcy Lima, sagrou-se campeão, com 6,5 em 7. 


            Rafael na Copa Mercosul de Xadrez 
  
            Na 5a. rodada da Copa Mercosul (0h de 21/10/2000), nosso membro Rafael Zakowicz venceu Luis Henrique Coelho (ELO FIDE 2181, 3o. colocado na semi-final do Campeonato Brasileiro). Download da partida comentada pelo Hiarcs 7.32. 
            Com essa vitória, Rafael mantém um bom desempenho (até agora com performance de 2274). 
            Raph Hilg is High Rapid! 
 
            Recentemente recebemos um e-mail da Brain.com, com a agradável noticia de que nosso membro Raphael Hilgenstock está classificado em 5o lugar no ranking mundial de Think Fast, com performance BM+13. 
            Think Fast é um jogo no qual seu desempenho depende de sua velocidade de raciocínio. Se você tem o raciocínio veloz, faça uma visita a http://www.brain.com e experimente o Think Fast. 
___________________________________ 
            Nota: o ranking da Brain.com pode ser oficiosamente considerado um ranking mundial de Think Fast, pois conta com a participação dos melhores do mundo nessa modalidade, inclusive muitos membros das principais High IQ Societies. 
            Ao vencedor as batatas!  
  
            Dia 29 de setembro de 2000, foi promovida uma pequena reunião informal entre os membros de Sigma residentes na cidade de São Paulo. Foi uma aventura muito emocionante, porque a data foi marcada com menos de 24 horas de antecedência, o local estipulado para o encontro não existe, o horário foi qualquer coisa entre 15h e 22h e além disso as pessoas não se conheciam pessoalmente. Mesmo assim, 4 membros conseguiram se encontrar! J Foi um encontro rápido, mas muito agradável! Rafael Zakowicz nos mostrou sua interessante partida de Xadrez disputada recentemente com José Antônio Rosa _ Diretor Técnico do Clube de Xadrez São Paulo e detentor de muitos títulos. Nelson de Martins nos mostrou alguns de seus desenhos publicados e nos falou sobre seus projetos para um programa televisivo. Antenor de Freitas nos falou sobre sua tese de doutorado (impedância elétrica substituindo ressonância magnética na diagnose oncológica), sobre sua família, sobre Linux e, telepaticamente, prometeu nos presentear com um robô no próximo encontro. ;-)  
            Os membros de outras cidades, estados e países, que tenham interesse em promover reuniões, podem entrar em contato com qualquer membro da Diretoria, para obter os e-mails dos membros residentes nas circunvizinhanças. 
            Guerra do Século! 
            Einstein x Oppenheimer, Princeton, 1933 
            Raríssima partida de Xadrez entre dois dos maiores cientistas do nosso século! Com resumo biográfico de ambos e comentários técnicos sobre a partida. 
Simultânea e palestra sobre Xadrez no SESC
   
            Nossa Diretora de Arte Juçana Senssatto Davét Corrêa, ministrou uma palestra-aula sobre Xadrez, seguida por uma exibição de partidas simultâneas, no SESC de São Carlos, nos dias 9 e 10 de setembro. Os eventos foram parte integrante de um festival pré-olímpico. 
            Tanto a palestra como a simultânea foram um sucesso! A palestra contou com ampla aprovação do público, manifesta pelas entusiásticas ovações. E na simultânea Juçana obteve 11 vitórias, 3 empates e não sofreu nenhuma derrota. O escore final foi: 
   
Juçana 11½ x 1½ simultaneados
 
Entrevista sobre Xadrez e Sigma Society
 
            Em breve o site Xadrez Genial, um dos maiores de língua neo-latina (confira em http://es.nedstat.net/top10/970.html), estará publicando uma entrevista com Hindemburg Melão Jr. 
            "Xadrez" e "Sigma Society" estão entre os temas abordados. 
            De acordo com Sandro D. M. de Carvalho, administrador do site, a previsão é de que a entrevista seja colocada on-line na próxima semana.
Torneio Internacional Master Class da ICCF
 
            Dia 30 de agosto de 2000 terá início o torneio EM/M/A123, categoria Master Class da ICCF (International Correspondence Chess Federation). 
            Será um torneio Schuring com 11 jogadores representando 7 países. O Brasil estará representado por Hindemburg Melão Jr. 
            Após o término do evento, as partidas (comentadas) serão disponibilizadas para download. 
            Clique aqui para mais detalhes ou visite o site da ICCF.
XIV Campeonato Brasileiro de Soluções de Problemas de Xadrez

            Estão abertas as inscrições para o XIV Campeonato Brasileiro de Soluções de Problemas de Xadrez. Nas primeiras fases você poderá participar por carta. Fase final ao vivo! Veja mais detalhes em www.problemasdexadrez.cjb.net. 
   
            Grande abraço, 
            Leo Mano 
            Problemas de Xadrez 
            http://home.openlink.com.br/leomano 
            www.problemasdexadrez.cjb.net 
  
            Retrograde Analysis Chess Problems by Leo Mano 
            www.geocities.com/byleomano

Mate anunciado em 36 lances
  
             Com grande satisfação, informamos que o texto integral sobre o Recorde mundial de mate anunciado em Xadrez Postal foi publicado no jornal Perfection, da Pi Society 
             Pi Society é uma organização internacional sediada na França, que só admite membros com QI acima de 176 e assinantes (subscritors) com QI acima de 150. Um dos assinantes desse jornal é o Grande Mestre Mikhail Gurevitch.  
 
Jogam Pretas
e dão mate em 36 lances!
Clique aqui para conhecer o referido texto
Veja animação 3D (cortesia de Carlos Simões)
Seqüência principal com Visor Java
Texto traduzido e enviado por Carlos Simões:
 
 
          A  mente verdadeiramente criativa em qualquer campo não é mais do que isto: 

          Um ser humano que nasceu anormalmente, inumanamente, sensível. 

          Para ele... 
          um toque é uma pancada,  
          um som é um ruído, 
          um infortúnio é uma tragédia,  
          uma alegria é um extase, 
          um amigo é um amante, 
          um amante é um deus, 
          e a falha é a morte. 

          Adicione-se a este organismo cruelmente delicado a necessidade imensa de criar, criar, criar... de modo que sem a criação de música ou poesia ou livros ou edifícios ou algo significante, a sua respiração ser-lhe-á cortada. 
          Ele deve criar, deve derramar criação. Por alguma estranha, desconhecida, interior urgência, não estará realmente vivo a menos que esteja criando. 
   

Pearl Buck
Mensagem enviada por Antenor Pelegrino Filho:
   
       Havia um garoto que tinha um temperamento muito ruim. O pai desse garoto lhe deu um saco com pregos e lhe disse que toda vez que ele perdesse sua paciência, ele deveria martelar um prego atrás da cerca. No primeiro dia o garoto enfiou 37 pregos na cerca. Em algumas semanas, de acordo com que ele ia aprendendo a controlar seu temperamento, o número de pregos martelados por dia reduziu gradativamente. Ele descobriu que era mais fácil controlar seu temperamento do que martelar todos aqueles pregos na cerca...  
       Finalmente chegou o dia em que o garoto não perdeu a paciência nenhuma vez.  
       Então ele chegou e disse aquilo ao seu pai. Este sugeriu que ele retirasse um prego por cada dia que ele conseguisse controlar seu temperamento.  
       Finalmente chegou o dia em que o garoto havia retirado todos os pregos da cerca. Então seu pai segurou sua mão e levou-o até a cerca e disse:   
       “Você foi muito bem meu filho, mas olhe os buracos na cerca. A cerca jamais será a mesma.   
       Quando você diz coisas com raiva, estas coisas deixam cicatrizes exatamente como estas.Você pode enfiar uma faca em um homem e retirar. Não vai importar quantas vezes você peça desculpas, o buraco vai estar lá do mesmo jeito. Um ferimento verbal é tão ruim quanto um físico.”
Notícia enviada por Carlos Paula Simões

Sociedade - 26-04-2000 às 09:58:22 

Timor: Polícia investiga padre acusado de torturar criança 

A polícia civil da ONU em Timor está a investigar um padre da paróquia de Soibada, distrito de Manatuto, que terá torturado uma criança de dez anos com um ferro em brasa, revela um relatório da ONU.  
<p>Segundo o relatório, citado pela Lusa, o caso terá ocorrido no passado dia 16 de Abril, quando o padre, que não é identificado, e um grupo de "outros homens" terão torturado a criança. "A criança foi alegadamente queimada várias vezes por um ferro em brasa", refere o relatório. Os ferimentos terão sido tão graves que, dois dias depois, o pai da criança faleceu, vítima de um ataque cardíaco provocado pelo "stress da situação", nota o relatório.  
<br>Relatos do incidente foram comunicados à polícia civil por elementos do batalhão das Filipinas que está estacionado em Manatuto, oeste de Díli, e que no dia 19 de Abril viram a criança com "marcas bem visíveis dos ferimentos. O relatório não refere em que fase estão as investigações, nem se alguém já terá sido detido. 

Público Online - Última hora 
http://ultimahora.publico.pt 



       Há alguns meses esteve circulando pela Internet a seguinte mensagem, que recebemos de nossa amiga Francys Dejtiar e de nosso amigo Alexandre Monteiro: 
  
       O Timor do Leste é (ou era) um pequeno país da Ásia e, por ser uma ex-colônia portuguesa, fala a nossa língua e conserva uma identidade cultural, onde há semelhanças com o Brasil. A Indonésia domina o país, através da macabra ditadura da família "Suharto", e para manter seu poder e explorar o Timor do Leste já dizimou mais de 250.000 timorenses, ou seja, cerca de 1/3 da população.   
        É um dos maiores genocídios da Era Moderna. As meninas são estupradas e empaladas em praça pública. Crianças são  incendiadas diariamente e mortas como chamas-vivas. Já não existem praticamente velhos no país: foram dizimados. Cidades e vilarejos foram riscados do mapa e já não existem mais.   
        Há 25 campos de concentração no país. Rios cobertos por cadáveres.  
        Nenhum nascimento foi registrado em todo o ano de 1996!
SIDIS - 102 anos
 
        Em 01/04/2000 passaram-se 102 anos do nascimento de William James Sidis. Muitos consideram que Sidis teve a mente mais poderosa de todos os tempos. Veja algumas referências nos links abaixo: 
http://www.casagrande.com/~cybele/col14ang.htm [Sigma member]  
http://www.desargues.univ-lyon1.fr/home/lygeros/Mensa/sidis.html [Sigma member]  
http://www.daveslater.telinco.co.uk/sidis.htm [Sigma friend-member]  
http://home8.swipnet.se/~w-80790/Works/Sidis.htm  
http://www.quantonics.com/The_Prodigy_Review.html  
http://www.sidis.net/
        22/03/2000 - Faleceu há poucos dias Grady M. Towers, membro em diversas sociedades para pessoas de elevado QI. 
 
Campanha contra a discriminação etária
[tema em discussão no nosso fórum em inglês]
       Please help to create a new law that would prohibit schools from determining grade placement based on age.  All students deserve the right to learn at their own pace.  Age should never be a factor. (...) 
       Hi!  My name is Justin Chapman and I am 6.5 years old.  If I followed the traditional school system, I would be a first grader. Fortunately, I am finishing up high school through Cambridge Academy, taking classes through Stanford's Education Program for Gifted Youth , and starting a few college courses for credit through the University of Rochester and Monroe Community College. I love learning, it just occurs at a faster pace for me. 
 
(More details in http://www.geocities.com/chapmanjm/)
       Por favor, ajude a criar uma nova lei que proiba as escolas de determinar a graduação com base na idade. Todos os estudantes merecem o direito de aprender ao próprio ritmo. Idade nunca deveria ser um fator. (...)   
       Olá!  Meu nome é Justin Chapman e eu tenho 6.5 anos. Se eu seguisse o sistema escolar tradicional, eu estaria no primeiro grau. Afortunadamente, eu estou terminando a escola secundária na Academia de Cambridge, tendo classes pelo Programa de Educação de Stanford para Jovens Talentosos e começando alguns cursos de faculdade para crédito, pela Universidade de Rochester e Monroe Community College. Eu adoro aprender, justamente porque isso acontece a um passo mais rápido para mim.  
 
 
(Mais detalhes em http://www.geocities.com/chapmanjm/)
Voltar à página principal
sigma.2000@sti.com.br